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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mona Lisa fala sobre a arte no Renascimento Italiano


Meninos, cuidado para não se apaixonarem pela Gioconda!

 




Mudanças na Arte (Renascimento)

 
O crescimento comercial e urbano
  • Séc. XI – intenso desenvolvimento comercial + crescimento da produção agrícola = aumento populacional e desenvolvimento das cidades;

Gênova, rica cidade italiana, um dos centros do Renascentismo na sua primeira fase...

Moisés - obra prima de Michelangelo, apesar do tema bíblico a escultura segue padrões de beleza da antiguidade greco-romana

A Europa na Baixa Idade Média

  • Cidades italianas – Gênova, Florença, Veneza são as mais desenvolvidas à mercadores italianos (burguesia) cada vez mais ricos.


  • A burguesia enriquecia e ajudava os artistas...


    A crise das instituições feudais

    • Burguesia com grande poder econômico e “status” social X crise nas instituições feudais (enfraquecimento da nobreza e da Igreja);



    • Homem burguês tinha outros ideais – ser rico, viver no conforto e no luxo;


    Fortalecimento do poder do rei X enfraquecimento da autoridade do papa
    Uma nova visão de mundo
    Maior interesse pelas coisas terrenas; menor preocupação com o divino e sobrenatural;

    O período anterior (Idade Média) passou a ser visto como uma época “negra” em que nada de importante aconteceu.

    Os séculos XIV e XV passaram a ser vistos como época de descobertas, progresso e desenvolvimento.
     
    O comércio impulsionava o crescimento das cidades...

    Jules Michelet (1858) chamou essa época de “Renascimento”
    O que foi o Renascimento

    Renascimento – movimento cultural iniciado nas cidades italianas a partir do século XIV;

    Objetivo – dar continuidade à obra iniciada pelos antigos gregos e romanos;  
















    Discóbulo de Miron - exemplo da arte grega antiga...
    Estudiosos e artistas da época foram financiados pelos “mecenas” (ricas pessoas da Igreja, nobreza e burguesia);




















    Retrato do rico mecenas Lorenzo de Medicis, de Giorgio Vasari

    Séculos XIV e XVI – auge do Renascimento italiano. 

    Principais características
    Figura do mecenas – a maior parte ricos burgueses que protegiam e financiavam o trabalho de artistas e sábios;

    Realismo na representação de objetos, pessoas e paisagens – ainda não havia a fotografia; as obras de arte tinham que ser entendida por quem as via; 























    1499 - Pietá, obra de Michelângelo  - riqueza nos detalhes...

    Perspectiva – sensação de profundidade nos quadros, luz e sombras.
     
    obra de Piero della Franchesca - estudo de perspectiva - sec. XV

    Imitação da arquitetura greco-romana – colunas e esculturas.
     
    Paternon - símbolo da arquitetura grega antiga...

    O Renascimento na Itália
    • Etapa 1 – séc. XIV – transição da cultura medieval para a renascentista;
    • Etapa 2 – séc. XV – maturidade do Renascimento; Florença é o centro;
    • Etapa 3 – séc. XVI – Roma
    O Renascimento em Florença
    • Séc. XV – Florença governada pelos Médicis, família poderosa de banqueiros mecenas;
    Artistas da época
    • Sandro Botticelli (1445-1510) – representou cenas da mitologia clássica – Ex: “Nascimento de Vênus” 
     
    Primavera, de Sandro Botticelli

     











    Nascimento de Vênus, Botticelli -

    • Donatello (1386-1466) – esculturas com temas religiosos exaltando a figura humana. Ex: São Jorge (p.102) e Gattamelata (estatua eqüestre);
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    São Jorge, de Donatello

       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
      Donatello - estátua equestre de Gattamelata em Pádua (Itália)
  • Filippo Brunelleschi (1377-1446) – arquiteto que projetou a cúpula da Catedral de Florença;


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    Cúpula da Catedral de Florença - F.Brunelleschi sec.XV


  • Médicis perderam o poder no final do séc. XV e deixaram de financiar os artistas florentinos.

  • Lorenzo de Medici, Senhor de Florença, obra de Andrea del Verrocchio

    A transferência para Roma
    • Séc. XVI – Roma torna-se o centro do Renascimento;
    • Os papas embelezaram a cidade com obras e construções – Basílica de São Pedro;
    Retrato do Papa Júlio II, de Rafael Sânzio

    Destaques


    • Michelangelo (1475-1564) – pintura, escultura e arquitetura. Obras: pintura do teto da Capela Sistina (capela particular do Papa), Pietá, Davi, e Moises.(esculturas).


















       




           Davi, de Michelangelo

    • Rafael Sanzio (1483-1520) – Escola de Atenas (mural no Vaticano)
     detalhe da obra Escola de Atenas, de Rafael Sânzio
     

    O Humanismo

    Um novo modo de ver o mundo
    • Importância dada ao ser humano – homem centro de tudo (antropocentrismo);
            Humanismo - o homem centro de tudo...

    • Ser humano centro do universo – contraria o teocentrismo (Deus centro do universo) da Idade Média; tentativa de conciliar a fé em Deus com a capacidade humana de realização;

    • Volta aos padrões gregos e romanos – estudo da antiguidade clássica; especialização em latim, grego e hebraico para ler textos antigos no original;

    • Racionalismo – busca da verdade por meio da investigação e reflexão pessoal à o homem é um ser racional e livre;
    Novos meios de divulgação

    • Invenção dos tipos móveis (box p.103) – tornou possível a impressão de grandes quantidades de exemplares de uma mesma obra; antes os livros eram copiados àmão;

    • Surgimento das academias – importantes centros de divulgação e estudos humanistas (antes nas universidades controladas pela Igreja);
    • Difusão do humanismo por outras regiões da Europa.

     
     
    a máquina de imprimir livros inventada
    pelo alemão Johannes Gutenberg


    Novos conhecimentos

    • Estudo de autores antigos ajuda no avanço dos conhecimentos;

    • Teoria Heliocêntrica – desenvolvida pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) que defendeu que o Sol era o centro do Universo e não a Terra como afirmava a Igreja (geocentrismo);

    O polonês Nicolau Copérnico e sua teoria Heliocentrista...
     
  • Novas ciências – impulsionadas pelas viagens marítimas à geografia, cartografia, botânica e zoologia;


    • Mapa antigo da América do Sul - sec.XV

       
    • Maior conhecimento do corpo humano – estudos de anatomia e circulação sanguínea;


      • estudos de Leonardo da Vinci sobre embriões humanos...
         
      • Esses conhecimentos questionavam as “verdades da época”; foram combatidos pela Igreja que perseguia aqueles que duvidavam dela.

        • (1483) é uma pintura encomendada por Lorenzo de Médici para o seu palacete. A obra está exposta num museu de Florença, na Itália. mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.

          

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