O crescimento comercial e urbano
- Séc. XI – intenso desenvolvimento comercial + crescimento da produção agrícola = aumento populacional e desenvolvimento das cidades;
Gênova, rica cidade italiana, um dos centros do Renascentismo na sua primeira fase...
Moisés - obra prima de Michelangelo, apesar do tema bíblico a escultura segue padrões de beleza da antiguidade greco-romana
A Europa na Baixa Idade Média
Cidades italianas – Gênova, Florença, Veneza são as mais desenvolvidas à mercadores italianos (burguesia) cada vez mais ricos.
A burguesia enriquecia e ajudava os artistas...
A crise das instituições feudais
- Burguesia com grande poder econômico e “status” social X crise nas instituições feudais (enfraquecimento da nobreza e da Igreja);
- Homem burguês tinha outros ideais – ser rico, viver no conforto e no luxo;
Fortalecimento do poder do rei X enfraquecimento da autoridade do papa Uma nova visão de mundo Maior interesse pelas coisas terrenas; menor preocupação com o divino e sobrenatural;
O período anterior (Idade Média) passou a ser visto como uma época “negra” em que nada de importante aconteceu.
Os séculos XIV e XV passaram a ser vistos como época de descobertas, progresso e desenvolvimento. O comércio impulsionava o crescimento das cidades...
Jules Michelet (1858) chamou essa época de “Renascimento” O que foi o Renascimento
Renascimento – movimento cultural iniciado nas cidades italianas a partir do século XIV;
Objetivo – dar continuidade à obra iniciada pelos antigos gregos e romanos;
Discóbulo de Miron - exemplo da arte grega antiga...Estudiosos e artistas da época foram financiados pelos “mecenas” (ricas pessoas da Igreja, nobreza e burguesia);
Retrato do rico mecenas Lorenzo de Medicis, de Giorgio Vasari
Séculos XIV e XVI – auge do Renascimento italiano.
Principais características Figura do mecenas – a maior parte ricos burgueses que protegiam e financiavam o trabalho de artistas e sábios;
Realismo na representação de objetos, pessoas e paisagens – ainda não havia a fotografia; as obras de arte tinham que ser entendida por quem as via;
1499 - Pietá, obra de Michelângelo - riqueza nos detalhes...
Perspectiva – sensação de profundidade nos quadros, luz e sombras. obra de Piero della Franchesca - estudo de perspectiva - sec. XV
Imitação da arquitetura greco-romana – colunas e esculturas. Paternon - símbolo da arquitetura grega antiga...
O Renascimento na Itália - Etapa 1 – séc. XIV – transição da cultura medieval para a renascentista;
- Etapa 2 – séc. XV – maturidade do Renascimento; Florença é o centro;
- Etapa 3 – séc. XVI – Roma
O Renascimento em Florença - Séc. XV – Florença governada pelos Médicis, família poderosa de banqueiros mecenas;
Artistas da época - Sandro Botticelli (1445-1510) – representou cenas da mitologia clássica – Ex: “Nascimento de Vênus”
Primavera, de Sandro Botticelli
Nascimento de Vênus, Botticelli -
- Donatello (1386-1466) – esculturas com temas religiosos exaltando a figura humana. Ex: São Jorge (p.102) e Gattamelata (estatua eqüestre);
São Jorge, de Donatello
Filippo Brunelleschi (1377-1446) – arquiteto que projetou a cúpula da Catedral de Florença;
Cúpula da Catedral de Florença - F.Brunelleschi sec.XV
Médicis perderam o poder no final do séc. XV e deixaram de financiar os artistas florentinos.
Lorenzo de Medici, Senhor de Florença, obra de Andrea del Verrocchio
A transferência para Roma - Séc. XVI – Roma torna-se o centro do Renascimento;
- Os papas embelezaram a cidade com obras e construções – Basílica de São Pedro;
Retrato do Papa Júlio II, de Rafael Sânzio
Destaques
- Michelangelo (1475-1564) – pintura, escultura e arquitetura. Obras: pintura do teto da Capela Sistina (capela particular do Papa), Pietá, Davi, e Moises.(esculturas).
Davi, de Michelangelo
- Rafael Sanzio (1483-1520) – Escola de Atenas (mural no Vaticano)
detalhe da obra Escola de Atenas, de Rafael Sânzio
O Humanismo
Um novo modo de ver o mundo - Importância dada ao ser humano – homem centro de tudo (antropocentrismo);
Humanismo - o homem centro de tudo...
- Ser humano centro do universo – contraria o teocentrismo (Deus centro do universo) da Idade Média; tentativa de conciliar a fé em Deus com a capacidade humana de realização;
- Volta aos padrões gregos e romanos – estudo da antiguidade clássica; especialização em latim, grego e hebraico para ler textos antigos no original;
- Racionalismo – busca da verdade por meio da investigação e reflexão pessoal à o homem é um ser racional e livre;
Novos meios de divulgação
- Invenção dos tipos móveis (box p.103) – tornou possível a impressão de grandes quantidades de exemplares de uma mesma obra; antes os livros eram copiados àmão;
- Surgimento das academias – importantes centros de divulgação e estudos humanistas (antes nas universidades controladas pela Igreja);
- Difusão do humanismo por outras regiões da Europa.
a máquina de imprimir livros inventada pelo alemão Johannes Gutenberg
Novos conhecimentos
- Estudo de autores antigos ajuda no avanço dos conhecimentos;
- Teoria Heliocêntrica – desenvolvida pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) que defendeu que o Sol era o centro do Universo e não a Terra como afirmava a Igreja (geocentrismo);
O polonês Nicolau Copérnico e sua teoria Heliocentrista...
Novas ciências – impulsionadas pelas viagens marítimas à geografia, cartografia, botânica e zoologia;
Mapa antigo da América do Sul - sec.XV
Maior conhecimento do corpo humano – estudos de anatomia e circulação sanguínea;
estudos de Leonardo da Vinci sobre embriões humanos...
Esses conhecimentos questionavam as “verdades da época”; foram combatidos pela Igreja que perseguia aqueles que duvidavam dela.
(1483) é uma pintura encomendada por Lorenzo de Médici para o seu palacete. A obra está exposta num museu de Florença, na Itália. mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.
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