RSS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

História, pra que serve?

Pra que serve a história?
A dúvida do filho de Marc Bloch paira sobre a mente de muito de nossos alunos."Porque estudar história nas escolas? Qual a utilidade prática dessa disciplina?
A dúvida ainda é pertinente, mas tentarei responder, já que fui estudante e sou professora de História, pra que me serve a História?
Sempre fui fascinada pela história, desde criança a associava a uma busca, uma aventura, descobrindo coisas antigas, para revelar um pouco de mim. Queria ser uma espécie de Indiana Jones, ora me aventurando em livros empoeirados, ora desbravando selvas, desertos,superando medos, salvando o dia. Fui iludida pelo cinema. Infelizmente a série mostrou muito pouco do Jones professor, e o meu curso de História nem me ensinou arqueologia... Mas o que me apropriei do curso, e levo para a sala de aula, é a minha consciência. Ainda me lembro, depois de anos, dos primeiros semestres, e das caras dos professores, satisfeitos por desmistificarem a história, e  perplexos ouvíamos: "Esqueçam tudo que vocês aprenderam sobre história nas escolas." Essa praga positivista! Então desfilava-se diante de nós uma diversidade de professores, cada um com seu discursos de historiadores marxistas, historiadores das mentalidades, a até positivistas, pasmem! Quem consegue se livrar dessa praga? Questionava-se sobre a cientificidade da História, e ainda me pergunto se esse discurso é importante!  Um mundo desconhecido, amplo e profundo, com mais perguntas, e poucas respostas se apresentava pra mim. Ainda me sinto um grãozinho diante da amplitude histórica. Falava então da consciência... Afinal é isso que o conhecimento deve gerar no indivíduo.Tomei consciência de que sou sujeito, e como tal, não sou neutro, eu sou influenciado, eu influencio, todos nós, em maior ou menor escala. Tento passar isso para meus alunos da escola pública. Ok, tomamos consciência da nossa histórica desvantagem, nenhum governo (de homem) é, e será por nós!(fato). Mas e nós, e eu, e você?O que estou fazendo pra mudar a minha realidade?Como estou construindo a minha história?

Sigo agora para uma lista de confissões: confesso que não engoli bem os discursos disciplinadores de muitos professores. Na verdade, o que me apropriei dos discursos foram bem acomodados em uma base sólida de pensamento cristão, que a faculdade não me tirou, muito pelo contrário; confesso que não me preocupo com a utilidade da história, pois me refugio no fato de que ela está no controle de Deus (Pai da História), Ele é o autor, eu sou ator (me chame de maniqueísta, quem quiser). Me debruço em conhecer o passado, como diria Duby, por puro prazer, diversão, busca despreocupada do conhecimento. Confesso que preciso rever muitas coisas na minha prática, porque ora me vejo no dever de convencer meus alunos, que a utilidade de se estudar história, é no mínimo para que eles passem em algum concurso! Mea culpa!

0 comentários:

Postar um comentário