RSS

terça-feira, 17 de julho de 2012

A obra Guernica de Pablo Picasso



O quadro foi pintado para retratar o bombardeio realizado por Hitler , durante a guerra civil espanhola, em 1937. Ou seja, enquanto civis saíam na rua para ir à feira ou fazer atividades cotidianas, eles foram surpreendidos com uma bomba. A obra é chamativa e traduz toda a angústia de Picasso ao ver seu povo bombardeado por um ditador sanguinário.
O primeiro aspecto notável de Guernica é que ela é em preto e branco. Picasso a pintou sem cores porque queria dar à pintura uma credibilidade jornalística. O pintor espanhol fez uso de imagens violentas para mostrar a barbárie de um ataque nuclear a civis. Embora Pablo Picasso não se declare, a obra tem traços surrealistas. O que faz com que a pintura contemple duas vanguardas ao mesmo tempo: surrealismo e cubismo (Picasso era cubista).
 Quando perguntado sobre o que exatamente Picasso retratar com cada figura da obra, ele responde: “Quaisquer ideias e conclusões que você tenha, eu também as tive, mas de maneira instintiva e inconsciente”. A sentença dele nos leva a crer que o pintor realizou o quadro num momento de extrema angústia e desespero, deixando seus sentimentos simplesmente guiarem suas mãos. Foi por isso que ele respondeu ter pintado de maneira instintiva e inconsciente.

5 detalhes da obra Guernica se destacam:

1 – Touro
O Touro ou Minotauro, ao lado esquerdo, representa a barbárie da cena.
2 - Lâmpada
A lâmpada acima da tela representa o sol radiante que fazia quando aconteceu o ataque. 
3 - Figura aterrorizada
Na extrema direita e no alto da pintura pode-se observar alguém com muita dor e espanto. Uma figura aterrorizada de alguém que está preso em um edifício pegando fogo.
 4 – Espada e a flor 
A espada e a flor no centro e bem embaixo da tela representam o único símbolo de esperança da tela.
5 - Cavalo
O cavalo dominante no centro pisoteando uma mulher sugere que os ditadores da Europa – Hitler, Mussolini e Franco – estavam fora do controle.

Ficha Técnica - Guernica

Autor: Pablo Picasso 
Onde ver: Museu Reina Sofía, Madri, Espanha 
Ano: 1937 
Técnica: Óleo sobre tela 
Tamanho: 3,49m x 7,76m 
Movimento: Surrealismo


0 comentários:

Postar um comentário