RSS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Restaurando o altar da adoração

Neste final de semana tivemos o retiro de louvor com o ministério da nossa igreja, e foi simplismente restaurador. Como Deus falou conosco, através das ministrações. Quero aqui compartilhar um dos estudos que tivemos, pois acredito ser este mais um canal para as bençãos de Deus.

RESTAURANDO O ALTAR DA ADORAÇÃO  - 1ª parte

O capítulo 4 de João nos mostra uma revelação extraordinário sobre Deus: Ele procura por seus verdadeiros adoradores, aqueles que o adorarão em espírito e em verdade, não importando a hora, o lugar, ou as circunstâncias.O Pai procura entre a multidão, pessoas desejosas, sedentes em manter com Ele um relacionamento sublime, de plena comunhão.

Este desejo de Deus é expressado em toda a Bíblia. Desde o ínicio Ele tem procurado ensinar aos homens a forma de buscar essa comunhão.Por isso a importância do altar. O altar é lugar de ligação com Deus.

Procurei pela etimologia da palavra altar e constatei que tanto no hebraico (mizbéahh), como no grego (thysiasterion) ela  significa abater, sacrificar. Isto no faz lembrar portanto que o altar é lugar de entrega, de renúncia. No Antigo Testamento o povo de Deus levava a sua melhor oferta ao altar. Essa oferta deveria ser relacionada diretamente ao ofertante, uma forma de representá-lo. Portanto, se fosse um oferta de sacrífício, um holocausto (que era oferecido para o perdão dos pecados ) ela deveria ser feita através de um animal puro, sem mácula, substituindo o pecador, já que pelo princípio divino "o salário do pecado é a morte". Havia também as ofertas pacíficas, oferecidas por gratidão a Deus pela saúde, prosperidade. Concluímos com isso, que a adoração no altar de Deus deve ocorrer em todo o tempo, em toda ocasião precisamos ofertar ao Senhor!

Foi o próprio Deus que ordenou a construção de altares e, desde o príncipio vemos os homens oferecendo adoração por esse meio: Caim, Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés. A Bíblia também relata a ordenança de Deus na construção altares diferentes. O Tabernáculo possuia dois altares: A altar do sacríficio e o Altar do incenso. Eram altares elaborados, feitos de madeira nobre (acácia), coberto de ouro, feitas por mãos de artistas talentosos, como o próprio Deus desejou e ordenou a Moíses.

Mas em Deuteronômio 27: 6-7, Deus ordena ao próprio Moisés, a construção de um outro altar, muito mais simples:

"Façam o altar do Senhor, o seu Deus, com pedras brutas, e sobre ele ofereçam holocaustos ao Senhor, o seu Deus. Ofereçam também sacrifícios de comunhão, e comam e alegrem-se na presença do Senhor, o seu Deus."

Deus me ensina com isto que o templo não é o único lugar de adoração, em qualquer lugar, ou em todo lugar, devemos construir altares e ali ofertar ao Senhor, e celebrar a comunhão.

Em I Reis 18:20-40, vemos uma das mais impressionantes paisagens da Bíblia:
Elias no Monte Carmelo, o único profeta daquele tempo que não havia se corrompido, desafiando não um, dois, ou três, mas 450 profetas do deus Baal e mais 400 profetas de Aserá. O monte Carmelo, conforme a crença daquele povo, era sagrado para Baal, portanto Elias desafiou Baal e Áserá em seu próprio território.
As cenas deste capítulo no livro de Reis são empolgantes, melhor que qualquer filme hollywdiano. A coragem e o sarcarmos de Elias refletem a segurança de alguém cheio do poder de Deus. Pegue sua Bíblia e leia, e sinta orgulho de servir a um Deus poderoso!
Confira o desafio de Elias: Ele e os profetas de Baal fariam ofertas, cada um ao seu deus, mas o fogo deveria de dado de maneira sobrenatural:  deveriam clamar, e o deus que respondesse com fogo, queimando a oferta, seria então o verdadeiro deus de Israel.
Elias lançou esse desafio diante do rei idólatra Acabe, e diante de todo povo corrompido. Então se alguma coisa desse errado...
Os profetas de Baal começaram então o seu ritual, que durou pouquinho... só 6 horas. Aquela multidão de profetas berravam, dançavam, se cortavam...Elias "tirava a maior onda"... Nada de fogo! " Gritem mais alto! Talvez ele esteja dormindo, ou foi ao banheiro, cuidar das suas necessidades!" (Foi isso mesmo, confira na sua Bíblia, se acha que estou exagerando!)
Quando enfim chegou a vez do profeta de Deus, ele simplismente pediu ao povo, que lá estavam como platéia, pra chegar mais perto, pois ele tinha algo para ensinar.
Nesta época, o povo tinha se esquecido das maravilhas que Deus havia realizado, o magnifíco templo que Salomão havia construído para o Senhor, estava profanado pelo próprio Salomão. A casa de Davi estava dividida, deuses estranhos eram adorados, e o altar de Deus no monte Carmelo também estava em ruínas.

Veja agora Elias se curvando e pegando algumas pedras no chão:

"Tomou algumas pedras, segundo o número das tribos de Jacó...com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor.."  I Reis 18:32

Depois do altar restaurado, e profeticamente as tribos de Israel sendo unificadas para o concerto com Deus, Elias ainda faz uma vala profunda em volta do altar, pôe a lenha e o novilho,  manda molhar a oferta com 4 cântaros de água, de maneira que aquela água molhe, não somente a oferta, mas toda a lenha, escorra pelo altar e chegue  as valas até enchê-las por completo.

Uma atitude muita estranha e surpreendente, eu diria que até de puro deboche com aqueles "pobres" profetas!

A oração de Elias também é simples e breve, mas reflete um coração submisso e adorador: "...fique hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas." Então caiu fogo do Senhor e consumiu não só o holocausto, mas a lenha, as pedras, a terra e ainda a água que estava na vala. Tremendo!

Hoje vivemos em um mundo semelhante ao de Elias, onde a corrupção, a prostituição, a idolatria, são legalizadas por aqueles que nos governam, onde o próprio povo de Deus se corrompe. Vemos lamentavelmente muitos de nossos irmãos usarem os altares das igrejas, não como um lugar de sacrifício, de restauração, mas como um lugar elevado,(no latim altar é altus) um lugar de exibição, uma plataforma, palco.

Deus nos chama para sermos como Elias,  profetas restauradores de altares da nossa nação, da nossa igreja. Que arda em nossos corações o zelo pelo ministério, e o desejo de reatarmos o nosso relacionamento com Deus. Isto só é possível através de uma vida ofertado ao Senhor. Jesus tornou possível a nossa comunhão com o Pai, através do rústico altar feito de madeira, a cruz, onde ele próprio foi o sumo-sacerdote e o cordeiro. A cruz representa para  o altar de sacríficio, cuja oferta cobre os nossos pecados. A parti dela e por ela, podemos restaurar o nosso altar íntimo, o nosso coração, e assim de oferta em oferta, todos os dias, entregando-nos,e pela graça, nos tornando verdadeiros adoradores.

Esse estudo continua..



0 comentários:

Postar um comentário